Blog direcionado a pessoas interessadas em processo de transformação focado na solução de problemas, desenvolvimento constante e melhoria contínua.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que é Coaching



     É um grande avanço da humanidade no sentido de ajudar as pessoas a explorarem ao máximo os seus objetivos.

     No sistema tradicional de análise do Coaching é muito comum as pessoas credenciarem que surgiu em torno da década de 70, na época das expansões das empresas transnacionais, multinacionais etc, em que havia necessidade de formação de lideranças muito rápida massificada e ainda não havia esse processo no mercado mundial e acabou-se desenvolvendo um processso que ajudasse as pessoas a replicar lideranças dentro das empresas. E, através do refinamento dessa técnica de como ajudar alguém a liderar outra pessoa a alcançar resultados, teria surgido o Coaching.

     Outra tese vem da área desportiva, muito fortemente utilizada. Thimothy Gallwey, que foi um grande escritor também na década de 70 e um grande treinador de tenis, quando escreveu em 1973 o livro "The Inner Game of Tennis" (O Jogo Interno do Tenis),  abordava como alguns atletas trabalhavam o seu diálogo interno.

     O diálogo interno é como se fosse uma vozsinha que todos nós temos e funciona enquanto lemos, assistimos ou ouvimos algo, que está analisando todas as informações. Este rádio interno fica ligado o tempo todo e às vezes fala se você é capaz, ou não, de fazer alguma coisa.
- Então quando voce diz:
- Eu quero ... (pense em algo que já tentou fazer e não conseguiu).
 E vozsinha responde:
- Qual é?! Deixa de ser bobo, voce já tentou daquela vez e não conseguiu, por que voce vai conseguir agora?
E então você retruca:
- Ah, mas dessa vez eu consigo...
Então a vozsinha conclui:
- Me engana que eu gosto.

Então, na área do esporte, Gallwey ajudou os atletas a vencerem este jogo interno que seria o diabinho e o anjinho jogando como num jogo de tênis, e, esse teria sido um dos princípios do Coaching. A Neurolinguística também utiliza isso como marco de desenvolvimento da PNL.

O trabalho do Coach é levar uma pessoa daquilo que chamamos de "estado atual", que é onde voce está hoje na sua vida financeira, afetiva, profissional, esportiva relacional ou seja lá onde for que voce esteja hoje, para o "Estado Desejado", o Olimpo que voce sonha tanto.




Se formos nos primórdios do processo de Coaching, na metodologia que nós utilizamos de ajudar voce sair do seu estado atual, sair de voce e chegar  a um voce muito melhor do que voce é hoje, com mais recursos, mais capacidade e maior habilidade pra gerar resultados, vamos nos remeter aos grandes preceptores da história, por exemplo, Aristóteles que foi o grande educador e orientador de Alexandre o Grande, da Macedônia um dos homens mais sábios da época (343 A.C.). E, embora muita gente não associe isso na história, Alexandre, na sua época foi o maior conquistador da história, com aproximadamente 32 anos ele possuía 80% das terras habitáveis e conhecidas na região da Europa e da Euroásia. Isto era algo muito significativo. Bom, ele teve um Coach durante um bom tempo e aquela função, desde a época mais antiga voce tinha pessoas que ajudavam outras pessoas a saírem de um estado atual e a chegarem no estado desejado.

O Coaching não é um modismo que surgiu de uma hora pra outra da cabeça de algum aproveitador, ele entrou pela porta da frente da sociedade mundial porque utilizou o canal das empresas. Muitas pessoas, hoje, respeitam o processo mas tem poucas informações sobre ele porque acham que o Coaching é somente ligado às empresas e isso não tem nada a ver. 

Só que fatos são fatos!

Da década de 70 pra cá o Coaching ganhou muito espaço de divulgação na mídia através do mundo corporativo, então quando se ouve falar que o Coaching é um negócio que movimenta no mundo quase de $10.000.000.000,00 (dez bilhões de dólares) é muito dinheiro investido no treinamento de uma ferramenta específica. Boa parte deste montante vem dos RH's das empresas ao redor do mundo. Isto decorre do fato de que é muito fácil mensurar e verificar o resultado de um processo de Coaching. Uma empresa que venda "X", após passar por um processo de Coaching, daqui há um mês, um mês e meio ou um ano ela estará vendendo "X"+2. 


O Coaching é uma ferramenta muito prática e objetiva, quem passa pelo processo vê o resultado muito rápido. Por isso se popularizou de uma maneira muito ampla no mundo, pois não é uma ferramenta que vai fazer voce ficar falando anos e anos da mesma coisa, refletindo sobre a vida e, às vezes, sem gerar resultados no mundo real.
Então, o mundo executivo queria isso, não queria terapia, não queria só uma consultoria (o especialista te conta o que voce deve fazer, mas depois ele vai embora. E aí, como que faz?!). É diferente quando voce aprende o processo... muito diferente.


Coaching não é consultoria.
Coaching não é terapia.
Coaching não é menthoring.
Coaching não é religião.

COACHING É COACHING


O Coaching engloba tudo isso, pois é um processo que ajuda voce a conhecer todas as suas potencialidades. O Coach é um especialista em ajudar voce a extrair o melhor de voce, utilizando um conjunto de técnicas, ferramentas, exercícios e tarefas pra ajudar voce a;
- se conhecer melhor;
- desafiar suas crenças;
- quando voce acha que sabe alguma coisa e depois descobre que não sabe é nada, teu ego te domina (que é o que acontece com a maioria das pessoas, que é vítima do próprio ego e vivem numa bolha e nem sonham com isso);


"Um peixe só sabe que existe oceano quando voce tira ele de dentro da água."
(A Riqueza das Nações, Adam Smith)



0 comentários :

Postar um comentário