Blog direcionado a pessoas interessadas em processo de transformação focado na solução de problemas, desenvolvimento constante e melhoria contínua.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Coaching: Pra quem é?

   

Coaching é para VOCÊ ! ! !

- que não sabe qual o curso estudar na Universidade;
- que não sabe qual carreira seguir após a faculdade;
- que não sabe qual profissão escolher;
- que não sabe o que fará durante a aposentadoria;
- que já fez de tudo para aumentar o seu salário;
- que já fez de tudo para emagrecer;
- que já fez de tudo parar de fumar;
- que já fez de tudo para arrumar um bom emprego;
- que já fez de tudo para arrumar namorada(o);
- que já fez de tudo para melhorar o relacionamento com sua esposa;
- que já fez de tudo para melhorar o relacionamento com seu(s) filho(s); 
- que já fez de tudo pra vencer suas ansiedades;

     Voce acha que já fez de tudo que voce conhecia. E este é o detalhe: Voce fez de tudo que voce acha que voce sabia.

     A função do seu Coach, através das ferramentas, é
descolar voce do seu EU Atual que é cheio de limites, e de pontos fortes, lógico, mas ajudar voce a ver de cima, possibilitando-o  a explorar os seus  "blindspots" (pontos cegos). Então quando voce passa por um processo de Coaching o seu Coach vai ajudá-lo a enxergar os seus pontos cegos, pontos que voce não exerga da sua questão.

Por exemplo: 
- Voce está com um problema no seu trabalho e quer melhorar o seu desempenho. 
     Junto com o seu Coach você irá entender o que te atrapalha e perceberá coisas que voce nem pensou, que estão obscuras.

   
     
     Fora da questão empresarial, caso voce queira melhorar a sua vida financeira e não entende que algumas crenças limitantes que voce tem sobre dinheiro, que talvez voce tenha herdado do seu pai, da sua mãe, do seu avô ou da sua avó que talvez nem esteja mais neste mundo, mas as crenças dessas pessoas estão na sua cabeça, no seu inconsciente podem te bloquear na maneira como voce lida com o dinheiro.


     O Coach pega um "diamante bruto" e ajuda a lapidar este diamante. O presente da Vida é precioso, o Coach entende isso, que as ferramentas do processo de Coaching permitem ao Coachee (cliente) alcançar resultados rápidos e concretos.


Coaching X Terapia
  • O Coaching é voltado pra te ajudar a alcançar resultado.
  • O foco do processo terapêutico é te ajudar a gerar autoconhecimento pra que voce possa ter alívio pras suas questões emocionais. Não necessariamente a terapia tenha que gerar resultado no mundo real, concreto.
  • Um não ocupa o espaço do outro. Não têm nada a ver.
     Exemplo:
-> Alguém que esteja muito triste chateado porque não consegue se libertar dos medos do passado, que esteja muito ligado às influências do seu pai na sua vida.
     Este não é o foco do Coaching trabalhar traumas do passado, muito embora um Coach hábil vai ajudar muito essa pessoa a melhorar nessa missão, porém, é um foco central de terapia.


     Um foco central de Coaching seria:
-> Eu preciso, apesar da dificuldade que eu tenho na relação
com o meu pai, conseguir um bom emprego, porque eu só ando desempregado.
-> Eu preciso melhorar a condução dos meus negócios na empresa, independente da influência do meu pai que não está mais aqui.

Coaching é assim, objetivo!
Se voce pensar:
"- Eu quero passar no concurso para Juiz."  Isto é Coaching.
"- Eu Quero dobrar o resultado da minha empresa." Isto é Coaching.
 "- Eu quero lançar um livro e não tenho disciplina pra escrever." Isto é Coaching.
"- Eu quero correr a Meia-Maratona do Rio." Isto é Coaching.
"- Eu quero parar de fumar." Isto é Coaching.
"- Eu quero emagrecer." Isto é Coaching.
"- Eu quero melhorar o meu relacionamento com minha esposa e meus filhos." Isto é Coaching.


     Se voce quer alcançar uma meta voce está falando de Coaching.


     "Para as pessoas comuns tudo é impossível, até que se prove o contrário. Para os Coaches tudo é possível, até que provem o contrário" (Ricardo Melo)


     Então, em tese, caso voce queira desenvolver um meio de voar sem precisar de motor, utilizando apenas asas (Sonho de Ícaro), analisaremos até que ponto a idéia é viável... rss

     Por isso o Coaching tem crescido tanto, pois ele é voltado para questões práticas e objetivas. Ao invés de ficar dando tiro pra todo lado o processo de Coaching ajudará a dar um rumo a sua vida.


0 comentários :

Postar um comentário